Viver os Rios

Programação Cultural em Rede

O Projeto- Viver os Rios

Durante vários séculos os Rios foram fundamentais para a fixação das populações em determinados territórios.

A água – um bem fundamental à vida – foi sempre um fator decisivo para a criação de aldeias que mais tarde se transformaram em vilas e outras em cidades.

Dos rios nasceram as fronteiras, dos rios nasceram aglomerados populacionais, através dos rios se transportavam mantimentos, se fizeram trocas comerciais, dos rios se comia, dos rios se bebia, nas margens dos rios nasciam campos verdejantes que os poetas escreveram, os pintores representaram e os músicos interpretaram.

Hoje os rios são de novo olhados com a importância de outrora e voltámos a admirar e viver os rios como lugares que nos complementam e de onde “tiramos” vida.

Queremos por isso partir dos Rios Alva, Ceira e Mondego, respetivamente para o interior de Oliveira do Hospital, Góis e Penacova.

Estes 3 rios transportam tradições culturais que queremos unir com o Património Arquitetónico, de forma a dar a conhecer 3 territórios que tanto têm em comum.

Gostaríamos com esta candidatura de divulgar as praias fluviais destes locais, animá-las, transmitindo informação sobre boas práticas ambientais, respeito pela preservação e uso racional da água, reciclagem, preservação da fauna e flora dos rios e margens. para tal passeios interpretativos e visitas guiadas.

Gostaríamos também de criar acontecimentos que divulguem a ligação dos Rios às tradições gastronómicas. Os moinhos e as rodas de água, o transporte da farinha, as bôlas e os fornos comunitários, o azeite…

Queremos dar a conhecer o património arquitetónico realizando espetáculos com atores culturais locais e nacionais, respeitando as Normas da DGS em vigor.

Tudo isto conciliado com visitas guiadas a locais de elevado interesse cultural, criação e integração do projeto em circuitos de passeio interpretativos e divulgação de unidades hoteleiras e restauração.

E porque os Rios são de todos, não esquecemos aqueles que têm limitações de mobilidade, aqueles que não nos conseguem ouvir e também aqueles que não veem como a maioria.

banner fundo projeto.png